MENU
CRVR INAUGURA EM GIRUÁ, BIOTÉRMICA COM ENERGIA PARA ABASTECER 15 MIL HABITANTES
23/09/2022 08:41 em NEWS

Giruá vive um momento histórico com a inauguração da Usina Biotérmica de Energia Elétrica, alimentada pelo biogás gerado pela decomposição dos resíduos depositados no Aterro Sanitário ao lado da VRS-867.

O investimento de R$ 7,5 Milhões de reais, foi realizado pela empresa CRVR Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, proprietária do Aterro Sanitário que começou a ser implantado em Giruá em 2008, na época incentivado pelo prefeito Dari Taborda.

A Usina possui uma planta com tecnologia avançada, equipada por um motor austríaco, com capacidade para gerar 01 Megawatt/hora de energia elétrica, o suficiente para abastecer uma cidade de 15 mil habitantes.

A Biotérmica já está entrando em operação e injetando a energia no sistema elétrico, a partir da Rede de Distribuição da Cooperluz.

CRVR E AUTORIDADES COMEMORAM A INOVAÇÃO

A inauguração foi prestigiada por prefeitos, empresários, vereadores e secretários municipais de toda a região.

O diretor presidente da CRVR, Leomir Girondi, destacou o firme compromisso da empresa com a destinação segura dos resíduos urbanos, com ênfase no tratamento correto, valorização, sustentabilidade e transformação do biogás em ativos de alto valor econômico e social, como é a energia elétrica. Frisou que o empreendimento já inicia criando mais 05 empregos diretos de alta qualificação, além da geração de impostos com o retorno do ICMS.

Girondi enalteceu a dedicação e o profissionalismo de toda a equipe local, bem como o relacionamento positivo com a comunidade regional. Acrescentou que a companhia já definiu novos investimentos para Giruá, com a implantação de uma Célula de Tratamento de Resíduos Industriais, cujo projeto também prevê a transformação de resíduos decompostos em energia e combustível.

O prefeito Ruben Weimer celebrou a primeira Biotérmica de Energia da região, salientando que o empreendimento vem coroar o grande momento vivido pelo município giruaense, através da implantação de várias empresas.

A inauguração aconteceu na tarde desta quinta 22 de setembro.

Jaime Flores

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!