Tratamento de câncer nas Missões está próximo da realidade
17/05/2018 17:08 em Novidades

A possibilidade dos moradores das Missões tratarem casos de câncer próximos do local onde residem está prestes a se tornar realidade. Nesta terça-feira, em Brasília, uma ampla comitiva de lideranças unidas em torno do tema reuni-se com o ministro da Saúde Gilberto Occhi.

 “Atualmente, os pacientes que precisam tratamento oncológico precisam se deslocar a outras regiões para receber atendimento”, observa o deputado estadual Eduardo Loureiro.
Para se ter uma ideia da importância deste serviço, um dos pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde para credenciar uma Unidade Assistencial de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) é a incidência de 900 casos novos de câncer ao ano na região, número que já vem sendo registrado nos últimos levantamentos. O Hospital Santo Ângelo (HSA) já está habilitado junto ao Estado para prestar esse importante serviço de especialidade médica, pelo SUS, beneficiando cerca de 290 mil moradores de 24 municípios missioneiros. 
O aval para iniciar o atendimento da Unacon deve ocorrer ainda neste ano.

A mobilização na Capital Federal também demonstrou união de forças políticas, pois lá estavam os deputados federais Darcísio Perondi, Cajar Nardes, Luis Carlos Heinze, Jerônimo Goergen e Covatti Filho, o prefeito Jacques Barbosa, o deputado estadual Eduardo Loureiro além dos vereadores santo-angelenses Paulão e Márcio Antunes, bem como o provedor do HSA, Odorico Bessa Almeida, o médico José Mustafá, o ex-prefeito Valdir Andres, o secretário de Turismo Vando Ribeiro, o tesoureiro do hospital, Leo Mousquer, e o consultor da instituição, Edemar Costa.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!