MENU
58 ANOS DE HISTÓRIA
03/05/2018 15:33 em Novidades

Escola Municipal de Ensino Fundamental BATISTA - Um legado do Sr. Lennart Leimann

Há 58 anos o jovem Lennart Leimann, pertencente à Igreja Batista, decidiu organizar uma escola, com a finalidade de oportunizar o conhecimento intelectual e espiritual aos alunos que participassem desta escola. No dia 30 de março de 1960, foi criada a Escola Particular Batista, sob a direção da Professora Cosete Pevidor de Almeida. Teve como sede o local onde se reuniam os membros da igreja. Iniciou suas atividades com a Educação Infantil e a 1ª série do 1º grau, tendo inicialmente 40 alunos matriculados.

 No ano de 1971 tornou-se difícil a manutenção da escola pelos membros da Igreja Batista. Para não encerrar as atividades educativas, o Sr. Lennart Leimann procurou a Administração Municipal, que aceitou manter a continuidade da Escola Batista, devido a importância das suas atividades, tornando-a uma escola municipal, com a denominação de Escola Municipal Batista.

O Sr. Lennart Leimann foi uma pessoa que não mediu esforços para auxiliar na construção e manutenção da Escola Municipal Batista, através de doações: para merenda escolar, pois haviam muitos alunos carentes estudando no educandário, e, doação de móveis, reformas, consertos, compra de uniformes para os alunos, transporte para os eventos, e auxílios financeiros necessários.

Em 1977 o Sr. Lennart Leimann adquiriu um terreno ao lado da Igreja Batista, com a finalidade de construir um prédio para a Escola Municipal Batista. Em seguida foi iniciada a construção. Ele doou todo o material necessário para a realização da obra, e a Administração Municipal colaborou, cedendo seus servidores nas suas respectivas funções, para a realização dessa construção.

No dia 04 de março de 1979 foi inaugurada a primeira parte do prédio. Com o aumento das matrículas, foram necessárias duas ampliações, com a construção de mais quatro salas de aula e banheiros. Nestas ampliações, o Sr Lennart Leimann foi novamente um grande colaborador.

Devido a iniciativa e empenho do Sr. Lennart Leimann, a EMEF Batista existe até hoje, atendendo atualmente 160 alunos do Jardim A ao 9º Ano do Ensino Fundamental, tendo como lema “CONSTRUINDO CONHECIMENTOS E FORMANDO CIDADÃOS”.

Graças ao excelente trabalho dos profissionais da educação, durante sua existência, a Escola Batista obteve uma das melhores notas do município na última avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), através da Prova Brasil.

Atualmente a Direção da Escola está sob responsabilidade da Professora Vera Lúcia Leimann Kruklis, tendo na Vice-Direção a Professora Heidi Selent, na Orientação Escolar a Professora Eva Eoni Martins Stangherlin, na Supervisão Escolar a Professora Renata Elissandra Schultz, e possui uma competente equipe de dezenove professores e seis funcionárias.

A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio do jantar festivo realizado, parabeniza e homenageia todos os profissionais da EMEF Batista, que ao longo dos últimos 58 anos contribuíram e participaram desta história de sucesso.

 

 

 

JANTAR HOMENAGEM 58 ANOS DA ESCOLA MUNICIPAL BATISTA

 

            Na noite de quinta-feira (26/04/18) junto ao CTG Querência Crioula, aconteceu o Jantar em homenagem aos 58 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Batista. Com a presença de autoridades, ex-diretores, professores, alunos e educandos do quadro atual bem como integrantes da comunidade, foram apresentadas diversas atividades realizadas ao longo deste mais de meio século de história.

            A Escola Batista serviu e serve a comunidade com o objetivo de construir cidadãos críticos, autônomos, criativos e humanos, que lutam por uma sociedade não excludente, não alienante, promovendo a participação com condições de igualdade a todos que dela façam parte, aprendendo a conviver com a diversidade dos indivíduos, proporcionando condições de uma aprendizagem de qualidade para a comunidade giruaense.

            A noite foi de homenagens e gratidão à todos aqueles que construíram a história da Escola. Porque conforme disse o educador Paulo Freire “Escola é feita de gente”; e com este pensamento, aconteceu a homenagem as ex-diretoras que ao longo dos anos contribuíram deixando um legado histórico de uma educação pautada nos valores éticos e humanos para o engrandecimento de nossa comunidade escolar.  

 

 

Estiveram na direção da Escola as professoras:

Cosete Pevidor de Almeida – 1960

Camilo Fernandes de Caldas – 1961

Gherda Traumann – 1962

Neli Härtmann – 1963 e 1964

Diva Rodrigues – 1965 a 1968

Elsa dos Santos – 1969

Zeli Antunes dos Santos – 1970 – 1972

Erotildes Pinto Marques – 1973, 1974

Hilda Trenkel – 1975, 1976

Lori Maria Alves – 1977 – maio/1979

Vera Lucia Leimann – maio/1979 a Fevereiro/1982

Sandra Beatriz Matzenbacher – 1982

Vera Lucia Leimann – 1983 a 2008; substituída por ocasião de suas licenças maternidade pelas professoras: Maria Helena Ravison – 1993 e Maria Beatriz Melgarejo Pedroso e Maria Eli Londero em 1996

Silvia Maria Copetti Calegaro – 2009 a 2016

Vera Lucia Leimann Kruklis – Fevereiro/ 2017

 

            A EMEF Batista dá continuidade ao seu trabalho com uma equipe de professores qualificados e comprometidos com o desenvolvimento intelectual e social dos seus alunos buscando no dia a dia inovar suas ações e suas metas para melhor conduzir a comunidade escolar.

 

Dentre os muitos projetos que a Escola realiza, destaca-se o Grupo de Danças, o qual realizou belíssima apresentação na noite.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Giruá.

COMENTÁRIOS